O Bicho não vai pegar
Você está certa de saber que seu peludo não é o ser mais limpinho do mundo, mas mesmo assim não resiste, beija, dorme e come com ele. Veja o que realmente coloca sua saúde em risco e o que fazer para minimizar o estrago.
- Jantar a dois
Problema: Você não quer jantar sozinha.Então que mal tem deixar seu cão no colo? "A flora na boca dos bichos é diferente da humana, algumas bactérias podem causar infecção digestiva", alerta o clínico-geral da Unifesp e consultor da Women's Health, Paulo Olzon.
Solução: "O ideal é que os proprietários escovem os dentes deles a cada 24 ou 48 horas", diz o veterinário e proprietário da Luma Clínica Veterinária, Marcos Roselli, de São Paulo.Se não abre mão de mantê-lo no colo, evite que ele lamba ou espirre na comida.
- Dormindo com o amigo
Problema: Você está sem namorado. sobra espaço na cama e ele treme de frio.Pronto.Sinal verde para o peludo se enfiar sob os lençóis.Se você não é alérgica e cuida da saúde e higiene dele, tudo bem.
Solução: "Escove o animal no mínimo duas vezes por semana.Os banhos também podem ser dados a cada 10 dias.Mantenha vacinas e vermifugações em dia.Assim não há problemas", diz Marcos.Mas tente, pelo menos, mantê-lo sobre o edredom ou lençol.
- Beijos de amor
Problema: É difícil não apertar, beijar e...receber uma lambia de volta.No pior dos casos, se o animal viver no quintal, você pode pegar uma infecção como a toxoplasmose ou a leptospirose.Geralmente, só terá que enfrentar a cara de nojo de quem estiver por perto.
Solução: Cuide para que ele esteja sempre vermifugado, para você não ser contaminada.O ideal é evitar que ele lamba sua boca, olhos, nariz, ouvidos e feridas na pele, mas o amor às vezes não tem limites.Ah, para quem gosta, as beijocas no focinho não oferecem muitos riscos.
- Em todos os lugares
Problema: O gato anda por cima dos armários, da louça, da mesa...Se ele veio da rua, as patolas têm microorganismos e sujeira que, se contaminarem sua comida, podem provocar uma bela dor de barriga.
Solução: "Você não anda de sapatos sobre o prato em que vai comer", diz Marcos.Então guarde bem longe do alcance do bichano sua louça, copos e, principalmente, os alimentos. Pode ser chato, mas além de prevenir problemas, você evita que seu convidado engula um tufo de pelos.
- Pata suja
Problema: Você volta do passeio com o bicho e logo vê aquelas patinhas impressas no tapete.Faz sujeira, mas não chega a ser um risco."É como perguntar se há problema em usar sapato dentro de casa.Normalmente não tem, são bactérias que o organismo já convive há muitos anos e você tem resistência", diz Olzon.
Solução: Se tem mania de limpeza ou, assim como os japoneses, tira o sapato ao chegar em casa, ao voltar do passeio lave as patolas do bichano com água e sabão e seque bem.Mas isso só é necessário se você tem um bebê engatinhando.De toda forma, nem pense em colocar bota ou meia no coitado do animal."Elas impedem a correta transpiração da pele da pata e podem levar a uma dermatite interdigital", afirma Roselli.
Matéria retirada da revista Women's Health/abril 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Rapinho:
se foi convidado pelo Plugpet comenta como bichinho exemplo :
meu nome no plugpet é judy e comento como judy
agradeço a sua atenção
lambjusssssssssss